8

[Resenha] A Nuvem

em terça-feira, 4 de setembro de 2018
A Nuvem
Scythe vol. 02
Neal Shusterman
496 Páginas
Editora Seguinte

A Nuvem escrito por Neal Shusterman é o segundo volume da trilogia Scythe, uma trama de um futuro bem distante onde a humanidade atingiu um nível de evolução onde as pessoas não morrem mais, e a morte é escolhida por apenas um grupo de pessoas, os Ceifadores, que realizam a coleta da vida humana.

Desde que li o primeiro volume, eu fiquei encantada com a genialidade do autor ao escrever uma história futurista, mas que faz o leitor pensar sobre diversos assuntos, assim como ver que a natureza humana é repleta de falhas.

Na trama do primeiro volume, conhecemos uma humanidade que venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria, a velhice. As pessoas podem escolher com qual idade quer aparentar, pode ter noventa anos e aparentar vinte e seis. Como não existe mais a morte, a população aumentou demais, onde surgiram os ceifadores.

Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade. E eles são temidos pela população, onde alguns são misericordiosos no momento em que precisam coletar a vida, e outros são sádicos e violentos, causando ainda mais pânico e medo na população.

No decorrer da história, começamos a notar que não existe perfeição nos Ceifadores, e que alguns são loucos extremistas, usam os preceitos da Ceita para alimentar o lado negro da mente perturbada que eles têm. No inicio de cada capítulo, tínhamos trechos dos diários dos ceifadores, onde podemos conhecer mais sobre o que cada um pensava.

E nesse segundo volume, conhecemos mais sobre a Nimbo Cúmulo, a entidade tecnológica que organiza cada detalhe da população, prevendo e analisando cada informação que capta em seu banco de dados. É interessante acompanhar os pensamentos da Nimbo Cúmulo, pois a impressão que temos é que é um deus, acompanhando cada passo da humanidade sem interferir nas escolhas dos seres humanos. Mas isso não significa que não chora ou sofre diante das escolhas erradas que acontecem.

Na trama, após descobrirem que a Ceifa está mais corrompida do que nunca, Citra e Rowan precisam descobrir como impedir que os ceifadores que não seguem os mandados da instituição, acabem com o futuro da humanidade. Quem é morto por eles não pode ser revivido, e seus critérios para matar parecem cada vez mais imorais. Até a chegada do ceifador Lúcifer, que promete eliminar todos os que não seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo Cúmulo não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar.

Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixão e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo Cúmulo do que deles. Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar?

Espetacular! Não tenho outras palavras para expressar os meus sentimentos durante a leitura desse livro. Não consigo ainda digerir tudo o que eu senti durante os acontecimentos, a evolução de Citra e Rowan, assim como saber como Nimbo Cúmulo pensa diante do que acontece com a humanidade. Além de acompanhar essas descobertas, ficava sem saber o que aconteceria na história, já que cada capítulo traz uma reviravolta na trama. Com certeza um dos melhores livros que li esse ano.


E que final! Estou ansiosa para conferir o que acontecerá no último volume dessa trilogia, já que o final desse livro é de roer as unhas. Impossível não ficar ansiando pela continuação, o autor envolve desde a primeira página e cada capítulo só nos faz ter a certeza que é uma trama inesquecível. Não tenho palavras para descrever tudo o que eu senti durante a leitura, e só tenho a dizer que precisam ler logo essa trilogia, com certeza será conquistado por essa trama original.

Nota:



8 comentários:

  1. Oi! A sua é a terceira resenha que leio desse livro e as opiniões foram bem parecidas. As outras falaram que foi um dos melhores livros do ano. Eu li dois livros de uma outra série do autor, mas pelo jeito, mesmo tendo gostado bastante, não chega aos pés dessa história. Vou esperar o lançamento do terceiro volume, aí dá pra ler tudo de uma vez sem ter que ficar esperando e ficar morrendo de curiosidade!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. OI, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas só posso dizer que estou ansiosa para conhecer essa trilogia, pois eu amo esse gênero.
    Não sei porque mas me lembrou um pouco divergente, deve ser pelo fato de ser uma distopia também.
    Fiquei interessada na história, adoro histórias futuristicas que trazem uma nova sociedade.
    a resenha está impecável.

    beijos - Anne and cia

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem Carla?
    Eu tenho muita de ler os livros da série Scythe, gosto muito da escrita do Shusterman e só não li esses livros dele ainda do já foi publicado por aqui. Gostei da resenha, ficou bem legal e gostei ainda mais pela história ter uma ambientação futuristica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oie, eu fiquei curiosa sobre essa série desde que a Bru do Oceanos de histórias fez uma resenha maravilhosa sobre. Agora conferindo suas impressões, só dá pra reafirmar como essa série para ser realmente incrível, né? Obrigada por essa dica tão valiosa, espero ler assim que possível!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Pensei que fosse uma duologia, mas estou com tanta vontade de iniciar a leitura de O Ceifador que espero não me esquecer dos fatos quando lançarem os próximos. O autor tem uma escrita muito primorosa, pelo menos me cativou com O fundo é apenas o começo.
    Legal ver que tem boas reviravoltas e que conseguiu superar as expectativas. Tenho visto bastante elogios a essa série, então só me resta correr pra conferir.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Não li o primeiro livro, embora ele tenha sido comentado em todos os cantos do universo. essa continuação também está sendo bem elogiada, o que só aumenta a minha curiosidade. Já quero ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Vou confessar que eu não li a resenha por motivos de não querer pegar spoilers, mas li a parte da sua opinião e já fiquei bem curiosa! Tem muita gente falando bem dessa série e você a defini-la como espetacular só demonstra que realmente o livro desse ser incrível para tanta gente amar! Acho que vou esperar lançar o último para ler, porque ficar nessa ansiedade da espera não dá mais para mim kkk
    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Olá Carla!!!
    Todo mundo me fala maravilhas desses livros e de tanto ler resenhas e mais resenhas fico curiosa pela mesma.
    Acho genial a ideia do autor trabalhar com a questão do ceifador e mostrar que o mundo se tornou tão populoso que o jeito é ceifar a vida de alguns, espero que o terceiro livro seja tão maravilhoso quanto os dois primeiros para você e sério que capas lindas *-*
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Google+