O Reino de Zália
Luiza Trigo
368 Páginas
Editora Seguinte
O Reino de Zália escrito por
Luly Trigo traz uma história de fantasia com doses de realidade, onde uma
princesa se vê obrigada a assumir o governo em meio a uma crise politica. Uma
história de princesa com romance e problemas familiares, que traz na forma de
ficção, um pouco do cenário político atual do país.
É
o primeiro livro que leio da autora e fiquei encantada com a forma como fiquei
envolvida durante a leitura. Mesmo se tratando de uma obra de fantasia, a
autora utilizou se problemas políticos atuais vividos no Brasil, deixando um
alerta para todos, de que devemos estar atentos a quem colocaremos para
governar o país.
"Na trama, Zália é a segunda filha, e por isso, viveu afastada de tudo o que envolvesse a monarquia de Galdino, um arquipélago tropical. Sempre estudou em colégio interno, e se ressente do afastamento imposto pela família. Os pais sempre optaram por ensinar tudo da monarquia para o primogênito, deixando Zália de lado.Tudo muda quando Victor, o príncipe herdeiro, sofre um atentado. Zália retorna ao palácio e, antes que possa superar a perda do irmão, precisa assumir o posto de regente e dar continuidade ao governo do pai. Porém, quanto mais se aproxima do povo, mais ela começa a questionar as decisões do rei e a dar ouvidos à Resistência, um grupo que lidera revoltas por todo o país. Para complicar a situação, Zália está com o coração dividido: ela ainda nutre sentimentos por um amor do passado, mas começa a se abrir para um novo romance. Agora, comprometida com um cargo que nunca desejou, Zália terá de descobrir em quem pode confiar - e que tipo de rainha quer se tornar."
Zália
foi uma personagem que me fez sentir os mais diversos sentimentos. Eu entendia
a suas dúvidas e insegurança, ao mesmo tempo, me irritava com seu comportamento
passivo e mimado. Ela não tem conhecimento de como governar, ou o que é melhor
para o país, e em muitos momentos que poderia fazer valer da sua posição para
exigir respostas, ficava emburrada fugindo para o quarto para não ter que
enfrentar uma situação. Mas isso foi no início, quando ainda ela estava
aceitando a nova situação que precisava se acostumar.
Como
sempre viveu afastada, não conhece todos os detalhes da política ou das
decisões que o pai e o irmão estavam tomando, e muitas vezes, um simples gesto
que fazia em frente as câmeras, era motivo para especulações ou manchetes nos
jornais. Mesmo diante dessas situações, eu entendi a insegurança que ela tinha
ao tentar fazer algo, até para saber em quem confiar. Embora fosse imatura em
determinadas situações, em outras, Zália mostrava uma visão diferente para governar
e estava empenhada em melhorar a situação de Galdino.
Além
das intrigas politicas, a autora traz os problemas sentimentais da jovem ao
descrever um romance do passado que ainda mexia muito com os sentimentos de
Zália, e a oportunidade de viver um novo romance. O romance não é o foco do
livro, mas deixa a trama mais suave, atraente.
A
autora tem uma narrativa fluída, envolvente, e trouxe uma história que mescla
fantasia com realidade, fazendo com que o leitor fique ainda mais curioso com a
trama. Através da ficção, a autora planta uma sementinha nos leitores, que o
levam a refletir sobre o momento que estamos vivendo no Brasil. Leitura
indicada para o publico jovem, e também para os leitores que gostam de tramas
leves com um toque de realidade.
Nota:

Tudo bem? Estou com esse livro para leitura, já era para ter lido, na verdade, mas não tive a oportunidade ainda..
ResponderExcluirEu já li algumas resenhas sobre ele, e comentários, nem todos positivos, mas a maioria foi e fiquei bastante curiosa.
Fico contente que tenha aproveitado a história e ter dado a nota que deu me animou bastante. Vou tentar ler o quanto antes.
Beijos
Além das Páginas.
Oi, Carla!
ResponderExcluirAcho a ideia desse livro super interessante, o conceito de usar um reino ficcional que apresenta tantos problemas contemporâneos como o nosso país é algo que deixa a política mais acessível para os leitores. Por mais que a personagem seja mimada no começo do livro, fico feliz que ela consiga crescer ao longo da história e isso me faz ter muita vontade de conferir o livro. Adorei a dica! Beijos!
Jéssica Martins
castelodoimaginario.blogspot.com
tenho muita curiosidade de ler algo da autora, e esse livro (capa maravilhosa!) me deixou bem mais curiosa ainda com sua escrita, ainda mais por abordar política, e o romance, claro, apesar de você ter dito que não é o foco, é sempre capaz de tornar mais leve! espero poder conferir em breve.
ResponderExcluirVirando Amor
Olá!
ResponderExcluirAcho essa capa muito bonita e o enredo me deixou bem atraída. Apesar de ser meio fantasia, parece que a autora conseguiu inserir elementos bem curiosos e capaz de nos fazer refletir sobre questões reais e atuais.
Espero ter a oportunidade de ler em breve.
Beijos!
Camila de Moraes
Nossa, nem me lembro há quantos anos li pela primeira vez uma história de princesa moderna como esta! Lembro-me de ter gostado muito do livro Simplesmente Ana e foi com muita nostalgia que li sua resenha. Não conhecia O reino de Zália, mas adorei a premissa e já anotei a dica!
ResponderExcluirOi, Carla. Tudo bem?
ResponderExcluirEu li esse livro recentemente e adorei a leitura, também foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e já me apaixonei, agora quero ler outros livros dela. Adorei ver que você também gostou da leitura. A Zália é uma personagem incrível e fiquei com a maior vontade de ler mais hahaha
Tinha visto o ivro, mas não conhecia a premissa dele, fiquei bem curiosa para conhecer esse reino. Tenho pra mim que o fato da autora trazer questões politicas com um fundo romantico torna a leitura mais fácil e envolvente. Saberque a narrativa é fluída só reforça minha curiosidade para ler a obra, então vamos anotar a dica.
ResponderExcluirBeijos
https://acabinedeleitura.blogspot.com/
A autora foi muito inteligente em misturar romance com tramas politicas, além de passar o recadinho em um período tão necessário, a leitura fica leve porque a autora escreve de maneira divertida, eu amei demais!
ResponderExcluirOlá, eu ja tinha visto outras resenhas sobre esse livro e todas elas bem positivas, assim como a sua... Ele ja esta na minha listinha de desejados e espero realizar a leitura o mais breve possível e quem sabe me encantar pela leitura tanto quanto você...
ResponderExcluirOlá, Carla!
ResponderExcluirEu li algumas resenhas sobre a história e o que mais me chamava a atenção era justamente essa questão atual do livro, a preocupação em abordar temas da nossa realidade, mesmo que política.
Não é um ponto positivo o fato da protagonista ter comportamentos imaturos, infantis, mas se eu vier a ler o livro tentarei manter a paciência e aguardar que ela amadureça.rsrs
Olá, eu estou com vontade de ler esse livro. Deve ter sido bem complicado para a protagonista ter sua vida mudada de uma hora para a outra e ter que se tornar uma líder. Parece trazer alguns ensinamentos bacanas, apesar dos pontos que lhe desagradaram.
ResponderExcluirAdorei a resenha e ela me deixou bem interessado em querer ler a obra. Deve ser uma história repleta de surpresas e emoções. Anotada a dica.
ResponderExcluirOlá amore,
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas me instiguei com essa mescla de fantasia e realidade e ao mesmo tempo uma crítica social.
Parece se tratar de um livro maravilhoso.
Quero ler!
Beijokas!
Oi querida,
ResponderExcluirEu li o livro e adorei,porque depois de achar que seria uma leitura bobinha por causa de alguns personagens secundários (e por causa da protagonista) e também li algumas resenhas que não enalteceram a obra da autora. Fiquei com um pé atrás e tals. Mas como pude ver, mesmo alguns pontos negativos e outros positivos você gostou do enredo que a autora criou. Eu gostei por isso, pois,não daria nada pelo livro, mas acabei me surpreendendo. Espero que outros leitores gostem de ler o livro da Luly, porque realmente vale a pena!
P.s desculpa a opinião extensa, mas eu acabei me empolgando ♥
Beijoss, Enjoy Books
Oii
ResponderExcluirQueria muito ler esse livro, mas não recebi da editora. Acabei nem comprando, mas está na lista de desejafos. A historia parece ser tão linda quanto a capa.
Adorei a resenha, me deixou ainda mais curiosa.